Mais justo que o skinny, menos largo do que o boyfriend; com aspecto destroyed ou acabamento tie dye. Depois de conhecer os tecidos do inverno 2011, é hora de saber como será o jeans que estará nas araras a partir de março.
Para adiantar as novidades, o MODASPOT visitou o showroom da Vicunha, a maior produtora de jeans do Brasil e quarta maior do mundo. Só para se ter uma ideia, a empresa produz cerca de 15 milhões de metros de denim mensalmente. Se para uma calça são necessários em média 1,2 metros, faça as contas: é tecido suficiente para produzir 12,5 milhões de jeans por mês! Vale lembrar que 30% dessa produção é destinada à exportação.
Quanto mais justo, melhor
Os jeans, tanto para elas, como para eles, aparecem mais ajustados. O skinny, modelo favorito das brasileiras, continua com força. A mais nova integrante do time dos justíssimos, a jegging (uma mistura de jeans + legging), também permanece como opção para as mulheres que querem destacar toda e qualquer curva.
A nova skinny
O modelo tem um novo detalhe, ou melhor, dois: bolsos laterais que remetem às calças cargo, famosas no final dos anos 1990. Feita de brim, aparece na cor verde militar, tendência deste inverno que, ao que tudo indica, deve continuar no ano que vem.
Freud explica
Pode riscar o termo boyfriend do seu vocabulário fashion. Os jeans larguinhos de modelagem masculina ganharam novo nome: dad’s jeans. “A gente brinca que o namorado cansou de emprestar a calça, daí a menina foi pegar a do pai, só que ela é mais alta do que ele”, explica Renata Thaís de Souza, analista de marketing da Vicunha. A (pequena) diferença entre as duas é que o dad’s jeans é um menos largo, não tem o gancho tão baixo e a barra é mais curta (uma espécie de evolução da boyfriend, sempre acompanhada de barras dobradas).
Jeans rocker
Como em outros tecidos, acabamentos diferenciados também marcam os jeans no inverno 2011. Destaque para os destroyed (lixados, estonados e puídos), tie dye (manchados à la Balmain) e metalizados (dourados, de preferência). Mas a grande novidade é o Carbolumen, jeans que imita couro (aposta também da Canatiba). “O diferencial é que esse aspecto não é conseguido na lavanderia, mas sim na própria fabricação do tecido, graças a um produto químico importado da Europa exclusivamente para a Vicunha”, conta Fábio Sandes, analista de marketing. O material, que já foi testado (a pedido da Vicunha) por algumas marcas, como a Le Lis Blanc, que confeccionou uma jaqueta biker, e a SideWalk, que fez um coturno, é mais caro do que os outros tecidos da coleção. Enquanto o metro de jeans varia de 5 a 16 reais, o do Carbolumen custa 20 reais.
Cissa&Fred
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