quinta-feira, 10 de fevereiro de 2011

Balé é tendência.

7 razões para você acreditar já na tendência balé.

1. Black Swan

O grande sucesso do filme Cisne Negro, que conta a história da bailarina Nina, vivida por Natalie Portman. Não bastasse a atriz ser ícone fashion e ter grandes chances de levar o Oscar em 2011, parte do figurino foi criado pelas irmãs Kate e Laura Mulleavy, estilistas da Rodarte.

2. Swan Lake

Jamie Thomas, diretora de tendências do portal Stylesight, anunciou que uma das cinco principais tendências detectadas na última temporada internacional e que deve se estender durante a próxima estação é a Swan Lake (em português, Lago dos Cisnes). Um bom exemplo da tendência na passarela é o verão 2011 da Chloé, cheio de saias godê de tule.

3. Ballet couture

Para o verão 2011 de alta-costura da Chanel, Karl Lagerfeld se inspirou no trabalho de Marie Laurencin, artista responsável pelo figurino do balé Les Biches (escrito por Francis Poulenc a pedido de Serge Diaghilev em 1923). Marie chegou a pintar um retrato de Gabrielle Chanel, obra que também serviu como referência para o estilista. Além dos vestidos cor de rosa e as saias com tule, todas as modelos entraram na passarela de sapatilhas com os bicos pontudos.

4. Balé russo

No inverno 2012 masculino, John Galliano buscou inspiração em Rudolf Nureyev, um dos maiores nomes do balé russo. Na passarela, Galliano reproduziu a viagem do dançarino rumo a Paris, onde se exilou nos anos 1960. Ao final do desfile, bailarinos com leggings, polainas e transparências celebraram o triunfo de Nureyev nos palcos parisienses.

5. Academia

Era um desfile, mas bem que poderia ser uma aula de balé com dançarinas hiperestilosas. Ana Magalhães, da Maria Bonita Extra, tomou como referência o balé parar criar uma das coleções mais elogiadas do último Fashion Rio. Na passarela, tule, rosinha e warmers, além das indefectíveis sapatilhas, que foram revisitadas em versões de couro colorido e com salto.

6. Disciplina

Ao misturar o universo das bailarinas ao dos militares no último Fashion Rio, a New Order deixou a mensagem no ar: a disciplina numa companhia de balé pode ser comparada a de um quartel. Mas toda essa severidade rendeu bons acessórios de delicadeza pouco ingênua, como os híbridos de sapatilhas + tênis ou sapatilhas + sandálias de cetim cor de rosa ou polainas verde oliva.

7. Dueto

No último desfile da FH, de Fause Haten, após desfilarem, todas as modelos se sentaram de costas para o pit de fotógrafos, indicando que algo aconteceria na passarela. Eis que entra em cena um bailarino empurrando o piano, de onde tira de dentro outra dançarina. A performance dos bailarinos do Studio 3, companhia de dança de São Paulo, pode não ter muito a ver com a coleção do estilista, mas estava em sintonia com o momento.








Beijos.
Fred&Cissa

Nenhum comentário:

Postar um comentário